Já está disponível para toda a comunidade acadêmica o livro "Estudos da linguagem: diferentes olhares", organizado pelas docentes do ILA Luciene Bassols Brisolara e Dulce Cassol Tagliani. O núcleo conta com dois exemplares disponíveis para empréstimo. 

Esta página contém uma listagem com as publicações não literárias de professores vinculados ao Núcleo, na área de linguística, língua portuguesa e ensino.

Algumas destas obras estão disponíveis no núcleo.

 

AMARAL, Marisa Porto do (org.)Núcleo Pangea: integração e compromisso com a formação de professores. Rio Grande: EDGRAF, 2005.

BRISOLARA, Luciene Bassols; TAGLIANI, Dulce Cassol (org.). Estudos da linguagem: diferentes olhares. Campinas: Pontes, 2016.

FELIPPE, Carla Imaraya Meyer de; ILHA, Susie Enke (org.). Viabilizando a acessibilidade. Rio Grande: EDGRAF, 2012.

FELIPPE, Carla Imaraya Meyer de; Lara, Claudia Camila;ILHA, Susie Enke (org.). Formação de professores no Brasil Meridional: acessibilidade e inclusão para as salas de recursos multifuncionais. Rio Grande: EDGRAF, 2012.

GRANTHAM, Marilei Resmini. Da releitura à escritura: um estudo da pontuação pelo viés da pontuação. Campinas: RG Editora, 2009.

GRANTHAM, Marilei Resmini; CASEIRA, I. G. Análise do Discurso e ensino: um olhar discursivo sobre a língua, a leitura e a interpretação. Curitiba: CRV, 2011.

ILHA, Susie EnkeLara, Claudia Camila (org). Brincando com os sons: atividades de consciência fonológica. Rio Grande: editora da FURG, 2010.

MACHADO, Rosely Diniz da Silva; MALATÉR, Luciani Salcedo de Oliveira (org.). Linguagem, cultura e educação: uma teia de discursos sobre leitura e ensino. Rio Grande: EDGRAF, 2010.

PIMPÃO, Tatiana Schwochow (coord.). Narrativas orais: o passado (re)contado da Ilha da Torotama. Rio Grande: FURG, 2016.

RIBEIRO, Kelli. Semiótica greimasiana e o ensino de leitura: explorando caminhos possíveis. Saarbrücken, SL, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2014.

TAGLIANI, Dulce Cassol (org.) Linguística e língua portuguesa: reflexões. Curitiba: Editora CRV, 2010.

TAGLIANI, Dulce Cassol. Multiação: pensando o ensino de língua portuguesa. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

TAGLIANI, Dulce Cassol; AMARAL, Marisa Porto do. (org.). Ensino de línguas: teorizando a prática e praticando a teoria. Curitiba: CRV, 2013.

TEIXEIRA, Maria Cristina Freitas. Redação e compreensão de textos. Rio Grande: FURG, 1996.