Evento comemorativo aos 50 anos da publicação de Empirical Foundations for a Theory of Language Change, de Uriel Weinreich, William Labov e Marvin Herzog
O texto intitulado Empirical Foundations for a Theory of Language Change, publicado originalmente em 1968, resulta da confluência de questões relacionadas ao bilinguismo, à interação dialetal e à realidade sociolinguística urbana. Desde então, a obra se apresenta como uma importante referência nos estudos sociolinguísticos de orientação laboviana por explorar a dinâmica da mudança linguística. Em 2006, o texto é traduzido para o português, ampliando a circulação e permitindo a leitura por um público maior. Neste ano de 2018, os 50 anos da publicação original merecem ser comemorados, reforçando a relevância da consideração da dinâmica da mudança da língua encaixada no contexto social como forma de legitimidade democrática. Nesse contexto, o evento Língua, sociedade e democracia acolhe propostas de trabalho orientadas para esses três grandes eixos.
DATAS IMPORTANTES
DATAS |
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01/11 a 17/11 |
Período para submissão de resumo |
19/11/2018 |
Divulgação dos resumos aprovados pelo comitê científico |
26/11 a 27/11/2018 |
Datas do evento |
31/01/2019 |
Envio do artigo completo para apreciação |
Julho/2019 |
Publicação do e-book |
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA – 26/11
09h30min – Abertura do evento
Palestra: “Língua e sociedade”
Prof. Dr. Attila Louzada Júnior (FURG)
14h-18h – Comunicações orais
14h – Além das línguas
SANTOS, Sarah (Graduanda/FURG); PRATES, Thyrza Paola (FURG)
14h15min – Dos processos dialógicos na elaboração do artigo de opinião: escrita, reescrita e debate na esfera acadêmica
RIBEIRO, Kelli da Rosa (FURG)
14h30min – As vozes discursivas em Rupaul’s Drag Race: uma análise bakhtiniana
MACHADO, Pierre (Graduando/FURG)
14h45min – A contribuição dos jogos de linguagem/alfabetização para o desenvolvimento do trabalho com a consciência fonológica na Educação Infantil
LARROSSA, Luiza (PGLing/FURG)
15h – Convergências e divergências entre Martha’s Vineyard e a Ilha da Torotama
PIMPÃO, Tatiana Schwochow (FURG)
15h15min – O dito e o não dito em sala de aula: abordando o bullying pelo viés da análise de discurso
PORTELLA, Aline Alves (UNIPAMPA)
15h30min – Debate
16h30min – Apresentação do projeto Variação Linguística: descrição, ensino e formação de professores
SOUZA, Adriano (UNIPAMPA); SIMIONI, Taíse (UNIPAMPA); DUTRA, Marcia Lopes (UNIPAMPA); LARRUSCAHIM, William Viera (UNIPAMPA); LOPES, Luciane Cezar (UNIPAMPA); MARTINEZ, Keila Lissandra (UNIPAMPA); ROLIM, Évelin Rezende (UNIPAMPA); SARATE, Kerolyn Pereira (UNIPAMPA)
16h45min – O discurso polêmico e o desenvolvimento da autoria em sala de aula: descentralizadores de uma ideologia atualmente dominante?
SANTOS, Matheus (UNIPAMPA)
17h – Da repetição à produção da diferença
SCHNEIDER, Vítor (UNIPAMPA)
17h15min – A perífrase de futuro em dois jornais da metade sul do RS: práticas pedagógicas democráticas
SILVA, Jéssica Nunes da (FURG)
17h30min – Crianças surdas: percepções das neurociências
TERRA-FERNANDES, Cristiane Lima (UFPel)
17h45min – Signo ideológico “mimimi” em comentário sobre ataque racista na mídia: uma análise linguístico-discursiva
BISPO, João Carlos Nascimento (Graduando/FURG)
18h – Debate
18h30min – Encerramento das atividades
TERÇA-FEIRA – 27/11
14h-18h – Comunicações orais
14h – Análise de aplicativos de sociolinguística: contribuições para o ensino de língua portuguesa em uma sociedade marcada pelas tecnologias digitais
SILVA, Suaidy V. B. da (FURG)
14h15min – “Ler é um ato político”: polêmica aberta em vídeo resposta
MOLL, Eduardo da Silva (Graduando/FURG)
14h30min – As narrativas incômodas: turismo como prática pedagógica e a (des) construção de narrativas oficiais de cidade Pelotas (RS)
GARCIA, Tanize (PPGAnt/ UFPel)
14h45min – Bakhtin e Chomsky: por que Bolsonaro venceu?
RODRIGUES, Marcos Alexandre Fernandes (Graduando/FURG)
15h – A expressão de quem pode pagar seus boletos como uma resposta ao discurso machista
PACHECO, Tainara Lemos (UFPEL)
15h15min – O uso do diminutivo como expressão de afetividade na fala de (ex-) moradores da Ilha da Torotama
FARIAS, Charlene (Graduanda/FURG)
15h30min – Debate
16h30min – Português como língua de acolhimento para imigrantes haitianos e senegaleses em Rio Grande - RS
FREITAS, Tayziane (Graduanda/FURG)
16h45min – Os temas integradores da Base Nacional Comum Curricular e sua relação com a língua, a sociedade e a democracia
NAUDERER, Jefferson Nestor (Graduando/FURG)
17h – A relevância do contexto social na inserção de práticas de leitura e escrita de acadêmicos do curso de Letras
MARTINS, Alessandra Avila (FURG); NASCIMENTO, Silvana Schwab (FURG)
17h15min – A voz do testemunho feminino sobre a ditadura militar em Volto semana que vem, de Maria Regina Pilla
MENEZES, Carolina (PIBIC/CNPq/FURG)
17h30min – Os úteros na poética de Angélica Freitas
DIAS, Lorena (Graduanda/FURG)
17h45min – Debate
18h30min – Intervalo
19h-20h30min – Palestra de encerramento
Palestra: “Alguns efeitos da escolarização e da identidade sociocultural sobre os padrões sociolinguísticos"
Prof. Dr. Luís Isaías Centeno do Amaral (UFPel)
20h30min – Encerramento do evento
ORIENTAÇÕES PARA O RESUMO
Normas gerais para formatação
Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margens superior e inferior (2,5 cm), direita e esquerda (3 cm).
Título
Centralizado na primeira linha, em negrito e em caixa alta.
Nome do(s) autor(es)
Localizado(s) na primeira linha após o título e alinhado(s) à direita; último sobrenome em caixa alta, nome somente com a primeira letra em maiúsculo, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado, colocada entre parênteses; abaixo, inserir o endereço eletrônico.
Corpo do texto
Localizado na primeira linha após o(s) nome(s) do(s) autor(es), sem figuras ou gráficos e sem bibliografia. Deve conter de 150 a 200 palavras, com alinhamento justificado e sem adentramento de parágrafo. A referência bibliográfica no corpo do resumo deve seguir as normas de “sobrenome do autor, ano”, entre parênteses. O resumo deve demonstrar pertinência com os três eixos apresentados no título do evento: língua, sociedade, democracia. Relativamente ao conteúdo, o resumo deve apresentar, de forma clara, tema, objetivos, referencial teórico, metodologia e resultados preliminares.
Inscrição para ouvinte e/ou comunicador
Endereço: nelpfurg@gmail.com
Orientações: inserir, no assunto, a modalidade de inscrição: ouvinte e/ou comunicador. Para as modalidades ouvinte e/ou comunicador, apresentar nome completo, CPF e universidade de origem. Para a modalidade comunicador, anexar o resumo em formato word.
Alunos de graduação, pós-graduação e professores da Escola Básica podem apresentar trabalho, desde que ancorado nos três eixos do evento: língua, sociedade e democracia.
Evento gratuito e certificado.
Em breve, orientações para envio do artigo completo.