Evento comemorativo aos 50 anos da publicação de Empirical Foundations for a Theory of Language Change, de Uriel Weinreich, William Labov e Marvin Herzog

 

            O texto intitulado Empirical Foundations for a Theory of Language Change, publicado originalmente em 1968, resulta da confluência de questões relacionadas ao bilinguismo, à interação dialetal e à realidade sociolinguística urbana. Desde então, a obra se apresenta como uma importante referência nos estudos sociolinguísticos de orientação laboviana por explorar a dinâmica da mudança linguística. Em 2006, o texto é traduzido para o português, ampliando a circulação e permitindo a leitura por um público maior. Neste ano de 2018, os 50 anos da publicação original merecem ser comemorados, reforçando a relevância da consideração da dinâmica da mudança da língua encaixada no contexto social como forma de legitimidade democrática. Nesse contexto, o evento Língua, sociedade e democracia acolhe propostas de trabalho orientadas para esses três grandes eixos.

 

 

 

DATAS IMPORTANTES

 

DATAS

 

01/11 a 17/11

Período para submissão de resumo

19/11/2018

Divulgação dos resumos aprovados pelo comitê científico

26/11 a 27/11/2018

Datas do evento

31/01/2019

Envio do artigo completo para apreciação

Julho/2019

Publicação do e-book

 

 

 PROGRAMAÇÃO

 

SEGUNDA-FEIRA – 26/11

 

09h30min – Abertura do evento

                     Palestra: “Língua e sociedade”

                     Prof. Dr. Attila Louzada Júnior (FURG)

 

14h-18h – Comunicações orais

 

14h – Além das línguas

          SANTOS, Sarah (Graduanda/FURG); PRATES, Thyrza Paola (FURG)                  

14h15min – Dos processos dialógicos na elaboração do artigo de opinião: escrita, reescrita e debate na esfera acadêmica

         RIBEIRO, Kelli da Rosa (FURG)

14h30min – As vozes discursivas em Rupaul’s Drag Race: uma análise bakhtiniana

         MACHADO, Pierre (Graduando/FURG)

14h45min – A contribuição dos jogos de linguagem/alfabetização para o desenvolvimento do trabalho com a consciência fonológica na Educação Infantil

         LARROSSA, Luiza (PGLing/FURG)

15h – Convergências e divergências entre Martha’s Vineyard e a Ilha da Torotama

         PIMPÃO, Tatiana Schwochow (FURG)

15h15min – O dito e o não dito em sala de aula: abordando o bullying pelo viés da análise de discurso

         PORTELLA, Aline Alves (UNIPAMPA)

 

15h30min – Debate

 

16h30min – Apresentação do projeto Variação Linguística: descrição, ensino e formação de professores

          SOUZA, Adriano (UNIPAMPA); SIMIONI, Taíse (UNIPAMPA); DUTRA, Marcia Lopes (UNIPAMPA); LARRUSCAHIM, William Viera (UNIPAMPA); LOPES, Luciane Cezar (UNIPAMPA); MARTINEZ, Keila Lissandra (UNIPAMPA); ROLIM, Évelin Rezende (UNIPAMPA); SARATE, Kerolyn Pereira (UNIPAMPA)

16h45min – O discurso polêmico e o desenvolvimento da autoria em sala de aula: descentralizadores de uma ideologia atualmente dominante?

         SANTOS, Matheus (UNIPAMPA)

17h – Da repetição à produção da diferença

         SCHNEIDER, Vítor (UNIPAMPA)

17h15min – A perífrase de futuro em dois jornais da metade sul do RS: práticas pedagógicas democráticas

          SILVA, Jéssica Nunes da (FURG)

17h30min – Crianças surdas: percepções das neurociências

         TERRA-FERNANDES, Cristiane Lima (UFPel)

17h45min – Signo ideológico “mimimi” em comentário sobre ataque racista na mídia: uma análise linguístico-discursiva

        BISPO, João Carlos Nascimento (Graduando/FURG)

 

18h – Debate

 

18h30min – Encerramento das atividades

 

 

 

TERÇA-FEIRA – 27/11

           

14h-18h – Comunicações orais                  

 

14h – Análise de aplicativos de sociolinguística: contribuições para o ensino de língua portuguesa em uma sociedade marcada pelas tecnologias digitais

         SILVA, Suaidy V. B. da (FURG)

14h15min – “Ler é um ato político”: polêmica aberta em vídeo resposta

          MOLL, Eduardo da Silva (Graduando/FURG)

14h30min – As narrativas incômodas: turismo como prática pedagógica e a (des) construção de narrativas oficiais de cidade Pelotas (RS)

         GARCIA, Tanize (PPGAnt/ UFPel)

14h45min – Bakhtin e Chomsky: por que Bolsonaro venceu?

         RODRIGUES, Marcos Alexandre Fernandes (Graduando/FURG)

15h – A expressão de quem pode pagar seus boletos como uma resposta ao discurso machista

         PACHECO, Tainara Lemos (UFPEL)

15h15min O uso do diminutivo como expressão de afetividade na fala de (ex-) moradores da Ilha da Torotama

         FARIAS, Charlene (Graduanda/FURG)

 

15h30min – Debate

 

16h30min – Português como língua de acolhimento para imigrantes haitianos e senegaleses em Rio Grande - RS 

         FREITAS, Tayziane (Graduanda/FURG)

16h45min – Os temas integradores da Base Nacional Comum Curricular e sua relação com a língua, a sociedade e a democracia

         NAUDERER, Jefferson Nestor (Graduando/FURG)

17h – A relevância do contexto social na inserção de práticas de leitura e escrita de acadêmicos do curso de Letras

         MARTINS, Alessandra Avila (FURG); NASCIMENTO, Silvana Schwab (FURG)

17h15min – A voz do testemunho feminino sobre a ditadura militar em Volto semana que vem, de Maria Regina Pilla

         MENEZES, Carolina (PIBIC/CNPq/FURG)

17h30min – Os úteros na poética de Angélica Freitas

         DIAS, Lorena (Graduanda/FURG)

 

17h45min – Debate

 

18h30min – Intervalo

 

19h-20h30min – Palestra de encerramento

                  Palestra: “Alguns efeitos da escolarização e da identidade sociocultural sobre os padrões sociolinguísticos"

                 Prof. Dr. Luís Isaías Centeno do Amaral (UFPel)

 

20h30min – Encerramento do evento

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA O RESUMO

 

Normas gerais para formatação

Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margens superior e inferior (2,5 cm), direita e esquerda (3 cm).

Título

Centralizado na primeira linha, em negrito e em caixa alta.

Nome do(s) autor(es)

Localizado(s) na primeira linha após o título e alinhado(s) à direita; último sobrenome em caixa alta, nome somente com a primeira letra em maiúsculo, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado, colocada entre parênteses; abaixo, inserir o endereço eletrônico.

Corpo do texto

Localizado na primeira linha após o(s) nome(s) do(s) autor(es), sem figuras ou gráficos e sem bibliografia. Deve conter de 150 a 200 palavras, com alinhamento justificado e sem adentramento de parágrafo. A referência bibliográfica no corpo do resumo deve seguir as normas de “sobrenome do autor, ano”, entre parênteses. O resumo deve demonstrar pertinência com os três eixos apresentados no título do evento: língua, sociedade, democracia. Relativamente ao conteúdo, o resumo deve apresentar, de forma clara, tema, objetivos, referencial teórico, metodologia e resultados preliminares.

 

Inscrição para ouvinte e/ou comunicador

Endereço: nelpfurg@gmail.com

Orientações: inserir, no assunto, a modalidade de inscrição: ouvinte e/ou comunicador. Para as modalidades ouvinte e/ou comunicador, apresentar nome completo, CPF e universidade de origem. Para a modalidade comunicador, anexar o resumo em formato word

Alunos de graduação, pós-graduação e professores da Escola Básica podem apresentar trabalho, desde que ancorado nos três eixos do evento: língua, sociedade e democracia.

                  

Evento gratuito e certificado. 

 

Em breve, orientações para envio do artigo completo.