PROJETOS DE ENSINO

Língua Latina: estratégias de ensino-aprendizagem 

Profª Silvana Schwab

O presente projeto tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de língua latina. Nesse sentido, a partir do trabalho entre o professor e o monitor da disciplina, pretende-se elaborar ações e atividades que evitem a retenção de estudantes no seu percurso curricular, bem como prevenir a evasão e o abandono da disciplina, e consequentemente, do curso. Essas ações envolvem, por exemplo, a criação e implementação de métodos e instrumentos didático-pedagógicos para aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos durante as aulas de Língua Latina I e II. Nessa perspectiva, com o trabalho a ser desenvolvido na monitoria de língua latina, estaremos proporcionando aos acadêmicos um maior engajamento nas atividades voltadas ao ensino.

Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa

Profª Dulce Tagliani

Projeto 1: O projeto em questão é uma ação permanente que vem sendo desenvolvida desde 2017, voltada para a análise e discussão de práticas de linguagem no contexto escolar, no sentido de que essas discussões possam balizar a organização de sequências de atividades envolvendo a leitura, a produção de textos (orais e escritos) e a análise linguística, a serem desenvolvidas nas escolas parceiras. O diálogo universidade e escola, nesse sentido, é fundamental, considerando que a formação inicial do professor deve, necessariamente, envolver o espaço escolar, com suas experiências e desafios.

 

Projeto 2: O projeto intitulado “Crenças de estudantes de licenciatura sobre o ensino de língua portuguesa: diálogo Brasil-Portugal” pretende investigar, discutir e compreender as crenças de estudantes de licenciaturas (Português e Literatura) com relação ao ensino de Língua Portuguesa, em diferentes níveis, tendo por base os pressupostos teóricos da Linguística Cultural. Buscamos, ainda, verificar a relação entre as crenças dos diferentes grupos de estudantes e o contexto cultural e sócio-histórico em que estão inseridos e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem de língua materna. Questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa têm sido amplamente discutidas no contexto brasileiro, especialmente aspectos envolvendo as práticas de linguagem em sala de aula e suas implicações.  Pesquisadores da área, como Rojo, Hammes, Bunzen, Geraldi, entre outros, apresentam posições muito semelhantes neste quesito, ou seja, o ensino de língua materna no Brasil não vai bem, haja vista, por exemplo, resultados de exames nacionais envolvendo a disciplina. A inserção de estudantes brasileiros no contexto educacional europeu, especificamente em Portugal, via Programa de Licenciaturas Internacionais, nos instiga a compreender como questões como as mencionadas anteriormente são vistas neste outro contexto. Buscamos apoio para as discussões nos pressupostos da Linguística Cultural, que tem procurado dar conta de ferramentas analíticas que objetivam examinar os componentes da cultura, no sentido de explorar as características da linguagem humana em suas interações com a cultura – relação entre linguagem e cultura. Nesse sentido, explora a linguagem humana e suas variedades, objetivando examinar as características que levam a concepções culturais – esquemas, categorias e metáforas culturais, dentro de um quadro teórico que envolve a cognição cultural – os significados culturais proporcionam uma base para a construção, interpretação e negociação de significados interculturais. É importante, nesta reflexão, termos consciência de que diferenças culturais indicam a necessidade de negociação de significados e concepções dentro de processos de comunicação intercultural. Com base nos distintos contextos formativos, consideramos a importância de compreender as expectativas de estudantes vinculados aos cursos de licenciatura frente às práticas de ensino de língua materna, no sentido de verificar suas crenças e expectativas frente a esse processo.

 

Monitoria em Fonologia do Português I

Profª Luciana Pilatti Telles

Através da monitoria em Fonologia do Português I, buscamos alcançar objetivos em duas perspectivas de formação inicial: (a) a do/a monitor/a, o/a qual recebe orientações sobre os tópicos da disciplina para organizar atendimento aos discentes das turmas atendidas, e (b) dos discentes matriculados na disciplina, os quais têm, no atendimento com o/a monitor/a, mais uma oportunidade de esclarecimento de dúvidas e de interlocução sobre tópicos da disciplina. A proposta tem por justificativa o número de estudantes atendidos e a possibilidade de ampliação da carga-horária de atendimento, em vista de um melhor aproveitamento da disciplina pelos estudantes. Para alcançar os objetivos propostos, o/a monitor/a observa aulas (em pelo menos uma turma, uma vez por semana), recebe orientação das docentes da disciplina e presta atendimento, em horários previamente disponibilizados.

Letramento acadêmico: práticas de escrita com vistas à inserção e permanência de alunos indígenas e quilombolas na universidade

Profª Sabatha Catoia Dias

Profª Letícia Cao Ponso

O presente projeto de ensino tematiza os usos sociais da escrita no que tange a vivências com a língua portuguesa no interior da esfera de atividade humana acadêmica. Propõe-se a um acompanhamento pedagógico de estudantes indígenas e quilombolas ingressantes por vestibular especial na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) no que diz respeito ao letramento acadêmico para seu acolhimento, integração e permanência. Entende-se que as experiências universitárias de alunos indígenas e quilombolas só podem efetivar-se satisfatoriamente se ancoradas em suas práticas de letramento e com vistas à ampliação de suas representações linguísticas por intermédio da vivência de novos eventos de letramento, em especial aqueles instituídos por gêneros do discurso acadêmicos. Assim, este projeto intenta contribuir, por um lado, para uma ressignificação dos usos da escrita por parte de sujeitos oriundos de culturas tradicionais no tocante à melhoria de seu desempenho acadêmico, tanto quanto à luta por sua emancipação; por outro, para uma formação profissional sensível à interculturalidade por parte do graduando-bolsista.

Leitura e escritura na Universidade: enfoque nas vivências dos sujeitos no interior da esfera de atividade humana acadêmica (2019)

Profª Sabatha Catoia Dias

O presente projeto tem como objeto os usos sociais da escrita no que tange a vivências com a língua portuguesa no interior da esfera de atividade humana acadêmica. Propõe-se a atendimentos pedagógicos, via monitoria, para estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) no que diz respeito ao letramento acadêmico para sua integração e permanência, em especial no que diz respeito a suas atividades na disciplina de Produção Textual, ofertada pelo Instituto de Letras e Artes a distintos Cursos de graduação. Entende-se que as experiências universitárias de alunos com seus textos podem e devem ser ampliadas por intermédio da vivência de novos eventos de letramento, em especial aqueles instituídos por gêneros do discurso acadêmicos, incidindo em seu desenvolvimento psíquico. Assim, este projeto intenta contribuir, por um lado, para uma ressignificação dos usos da escrita por parte de estudantes universitários no tocante à melhoria de seu desempenho acadêmico na disciplina referida; por outro, para uma formação profissional sensível à alteridade e a sua singularidade por parte do(a) graduando(a)-bolsista.

Introdução à Sintaxe Básica (2018 - atual)

Descrição: O curso Introdução à Sintaxe Básica tem o objetivo central de familiarizar o acadêmico dos cursos de Letras com algumas das funções sintáticas registradas nas gramáticas normativas: adjunto adnominal, adjunto adverbial, objeto direto, objeto indireto, sujeito e vocativo, todas no âmbito do período simples. Essas funções são trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, entretanto faz-se necessário retomá-las no início dos cursos de Letras, considerando sua importância para disciplinas como Língua Latina I – ofertada no primeiro semestre – e Produção Textual, ofertada no primeiro (Letras/Português) e segundo semestres (Letras com ênfase em língua estrangeira: espanhol, francês ou inglês). Um segundo objetivo consiste, portanto, em abordar tais funções sintáticas de forma interdisciplinar. O curso, oferecido em três turmas, com carga horária total de 10 horas, é destinado, preferencialmente, aos ingressantes. Coordenado pelas professoras Silvana Schwab do Nascimento e Tatiana Schwochow Pimpão, o curso é ministrado por acadêmicos dos cursos de Letras que já concluíram com aprovação a disciplina de Morfossintaxe III, que discute, ao longo de um semestre e dentre outros conteúdos, as funções sintáticas que constituem o foco do Introdução à Sintaxe Básica.

Coordenadoras: Silvana Schwab do Nascimento e Tatiana Schwochow Pimpão

Alunos envolvidos: Henrique Fernandes da Rosa, Talliandre Matos da Silva Pereira e Thiago Castilhos Tavares (2018)

                             Juliana da Silva Rodrigues, Keller Matos Rocha, Nycole Souza Prietsch, Pauline Apolinário Czarneski Rezende (2019)

 

Workshop em Descrição e Análises Linguísticas (2017 - atual)

Descrição: O projeto de ensino "Workshop em Descrição e Análise Linguísticas" tem como foco a criação de um evento voltado para a divulgação de atividades de ensino no âmbito da própria universidade. Objetiva-se, principalmente, (i) ressignificar o ambiente de apresentação de trabalho e (ii) promover a circulação do conhecimento entre alunos dos cinco cursos de Letras. Os workshops serão direcionados para as disciplinas obrigatórias de Linguística III, Morfossintaxe I, Morfossintaxe II, Morfossintaxe III, Morfossintaxe IV e Sociolinguística, desde que a coordenadora do projeto esteja à frente de tais disciplinas e sempre em concordância com os alunos. Estima-se a realização de, pelo menos, um workshop por semestre, desde que algumas condições sejam satisfeitas, como andamento das atividades e interesse e desempenho dos alunos envolvidos. Espera-se que haja um efetivo espaço de troca entre alunos-apresentadores e alunos-participantes.. 

O 1º Workshop, realizado em 20 de junho de 2017, contou com a participação dos acadêmicos da disciplina de Morfossintaxe I, Turma A, que apresentaram resultados de pesquisas envolvendo morfologia verbal. Consulte a programação do evento realizado: 1º Workshop em Descrição e Análise Linguísticas.

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Schwochow Pimpão

 

Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa - NELP (2014 - atual)

Descrição: O Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP) constitui-se como um espaço disponibilizado pela Universidade, localizado no prédio anexo ao Instituto de Letras e Artes (ILA), que reúne elementos de grande importância para o processo de formação acadêmica. Para este ano de 2016, os objetivos centrais são (i) ampliar o acervo mediante a aquisição de materiais junto a editoras e (ii) apoiar o DA de Letras em eventos que envolvam a área de Linguística e Língua Portuguesa, como a Semana Acadêmica de Letras. Espera-se que, com o amplo funcionamento do núcleo, os acadêmicos dos cursos de Letras e da Especialização encontrem um espaço para a realização de atividades acadêmicas, como trabalhos e pesquisas; o encontro de grupos de pesquisa e de grupos de estudo; o atendimento com monitores de diferentes disciplinas; a retirada de livros didáticos; a retirada de materiais em geral; o uso do espaço para aulas; o estreitamento do vínculo entre os próprios acadêmicos; o envolvimento dos acadêmicos na organização de eventos. A organização, o controle e a manutenção do espaço e do acervo são importantes tanto para a disponibilização de um local para a realização de trabalhos, pesquisas e de aulas, como também para a retirada e consulta de materiais. Por todas essas razões, este projeto se configura como um projeto de ensino.

Estagiária: Keller Matos Rocha

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Schwochow Pimpão

 

Monitoria e a prática docente (2019 - atual)

Descrição: É inquestionável que a atividade de monitoria consiste em uma iniciativa extremamente relevante para a qualificação dos discentes do curso de graduação. É uma oportunidade valiosa para o sistemático e contínuo processo de ensino-aprendizagem. Claro que, por si só, a monitoria não garante o êxito dos alunos que buscam atendimento. É fundamental que esses, conscientes da importância do estudo constante, procurem o monitor para o esclarecimento de dúvidas, realização de atividades e, inclusive, orientação para o encaminhamento de trabalhos. O projeto "Monitoria e a prática docente" objetiva oferecer uma oportunidade de bolsa de monitoria voluntária para alunos interessados nesta modalidade de atividade para as seguintes disciplinas: Morfossintaxe I, Morfossintaxe II, Morfossintaxe III, Morfossintaxe IV e Sociolinguística. O projeto também tem o objetivo de colocar à disposição dos alunos matriculados uma carga horária maior para atendimento e orientação. Espera-se, como este projeto, contribuir com a diminuição da retenção e da evasão escolar, bem como envolver monitores que não podem concorrer à bolsa remunerada.

Monitores: Arthur Scapini, Elizabete Farias de Castro e Louise Oliveira da Silva  (2019)

Coordenadora: Tatiana Schwochow Pimpão

 

Variação linguística na estrutura morfológica do português brasileiro (2019-2020)

O projeto "Variação linguística na estrutura morfológica do português brasileiro", atividade de monitoria, prevê a articulação de conteúdos das disciplinas de Morfossintaxe I e de Sociolinguística, ambas desenvolvidas no terceiro semestre letivo dos cursos de Letras e essencialmente para as mesmas turmas. Na disciplina de Morfossintaxe I, é analisada a estrutura mórfica do português brasileiro, especialmente de substantivos, adjetivos e verbos. A Sociolinguística, por sua vez, envolve discussão acerca da natureza variável da língua, podendo a variabilidade ser observada na morfologia das classes de palavras destacadas. A título de ilustração, é mais provável que o falante do português omita o morfe de plural na palavra \"cadeira\", como em \"as cadeira\", se comparado com a palavra \"ovo\", como em \"os ovo\". O uso variável está, portanto, na presença ou ausência do morfe de plural \"s\". No entanto, no plural de \"ovos\", não somente se acrescenta um \"s\". Para além desse morfe, há uma alteração da primeira vogal: no singular, o \"o\" é fechado; no plural, aberto. Se comparados, o sintagma \"os ovos\" apresenta maior saliência fônica do que o sintagma \"as cadeiras\". Nesse sentido, o monitor será desafiado a trabalhar com essas disciplinas de forma integrada e, por conseguinte, desafiado a engajar os alunos no processo ensino-aprendizagem também de forma articulada.

Monitora: Analoren dos Santos Fernandes

Coordenadora: Tatiana Schwochow Pimpão